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VIDEOCASE : O BOTICÁRIO

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Unimed Londrina – Não caia no plano errado

Como proteger uma marca dos seus concorrentes de baixo custo?

O QUE ENXERGAMOS:

Em 2016, a Unimed Londrina era líder de mercado e crescia continuamente, investindo mais em comunicação institucional, focando em temas como vida saudável e bons hábitos. Mas, com a chegada da crise econômica, o comportamento do consumidor começou a mudar radicalmente. Ainda que o público-alvo da Unimed Londrina pertença a uma classe socioeconômica mais elevada, a crise afetou a todos. Isso, em conjunto com a crescente oferta de planos mais baratos da concorrência, tornou o mercado muito mais competitivo.

Com esse novo cenário em mente, diagnosticado em nossas reuniões de avaliação de comunicação, entendemos que estava na hora de colocar em prática uma nova abordagem de campanha, muito mais agressiva e alicerçada nos diferenciais que só a Unimed Londrina oferece. A intenção foi ajustar a rota, trazendo argumentos mais tangíveis para a comunicação da marca e deixando claro que nenhuma outra escolha poderia ser melhor.

O QUE FIZEMOS:

Em 2017, criamos um novo e divertido personagem para estrelar a campanha, um verdadeiro anti-herói, que representou os concorrentes: o vendedor do plano errado. Os frágeis argumentos de venda da concorrência ajudaram a destacar os cinco principais diferenciais da Unimed Londrina no mercado. O conceito “Não caia no plano errado” deu tão certo que, em 2018, foram lançados novos filmes com o personagem, que caiu no gosto do público.

Com bom humor e uma linguagem descontraída, a nova campanha conseguiu abranger todos os objetivos da empresa, desde a venda para pessoa física, passando pelas promoções, até o exigente público empresarial, sempre com a mesma estrutura narrativa: o vendedor da concorrência tentando convencer o consumidor, a todo custo, a optar pelo seu plano, enquanto é desafiado pelo cliente a apresentar vantagens que superem a Unimed Londrina. Além da TV, o conceito também funcionou muito bem no rádio, na mídia exterior, na internet, e até em ações especiais em shopping centers e nas campanhas de incentivo para a equipe de vendas.

Confira os filmes

O QUE ALCANÇAMOS:

A campanha foi um sucesso entre todos os públicos. Batemos todas as metas de vendas estipuladas para o período e posicionamos a Unimed Londrina como o plano certo para proteger famílias e empresas. Em pesquisa de recall, a campanha “Não caia no plano errado” bateu recorde de lembrança e compreensão da mensagem. E ainda se destacou nos festivais de criatividade, conquistando medalha de Prata no Festival do Clube de Criação do Paraná, com jurados do mundo todo, e a única medalha de Ouro concedida pelo Prêmio Colunistas Sul na categoria Filme.

LEMBRANÇA (RECALL) DA CAMPANHA PESSOA FÍSICA:

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O Boticário – A Beleza de Ser Gaúcho

Como fazer O Boticário virar uma marca gaúcha de coração?

O QUE ENXERGAMOS:

A Semana Farroupilha é uma oportunidade especial para as marcas se aproximarem do consumidor gaúcho, mas também oferece algumas armadilhas. Muitas marcas de fora do Rio Grande do Sul já erraram o tom da comunicação e foram consideradas intrusas durante essa manifestação popular tão importante para o estado. Para vencer essa barreira, O Boticário, que nasceu no Paraná, teria que fazer uma homenagem verdadeira e mostrar que a marca compreende a importância da Semana Farroupilha, traduzindo de forma única a alegria de quem sente orgulho de suas tradições.

O QUE FIZEMOS:

Buscamos interligar o discurso atual do Boticário, de que “a beleza não é só o que você vê, mas aquilo que você sente”, com o sentimento mais autêntico dos gaúchos, que vai além dos trajes e costumes. Assim, chegamos ao conceito que norteou todas as ações da marca durante o período da Semana Farroupilha: a beleza de ser gaúcho.

A campanha homenageou tanto os “gaúchos de chão”, nascidos no Rio Grande do Sul, quanto os descendentes que, embora não tenham nascido no estado, foram criados dentro das tradições e se consideram “gaúchos de coração”. Um vídeo de 4 minutos na internet, com redução de 60 segundos para a TV, mostrou as mais belas paisagens do estado e trouxe depoimentos sobre a beleza de ser gaúcho, tudo embalado por uma música regionalista, composta especialmente para que O Boticário prestasse a sua homenagem. Em paralelo, realizamos ainda uma ação “compre e ganhe”, na qual as compras acima de R$ 230,00 eram recompensadas com uma mateira customizada.

A estratégia de mídia trabalhou em quatro frentes: alcance/visibilidade, encantamento, engajamento e conversão. Para atingir o alcance necessário, utilizamos meios de grande cobertura, com vídeos nas redes sociais, nos principais sites de notícia e na TV aberta. A música que embala o vídeo foi amplamente distribuída nas principais emissoras de rádio de Porto Alegre. Para encantar o público formador de opinião, também foram utilizadas assessoria de imprensa para influenciadores locais e comunicação especial em primeira mão para o Clube Viva O Boticário. Para ampliar o engajamento, utilizamos os comunicadores locais do SBT, que falaram ao vivo sobre o significado da beleza de ser gaúcho, convidando o público a se manifestar sobre o tema nas redes sociais.

A promoção da mateira também recebeu um esforço de mídia em redes sociais, por meio de geolocalização, e também em portais regionais de grande alcance.

O QUE ALCANÇAMOS:

Com mais de 36 milhões de impressões e ultrapassando os 2 milhões de views, a campanha gerou awareness e impulsionou o engajamento do vídeo, que também foi conquistado organicamente no decorrer da campanha (45% de mídia e 55% orgânico).

A contextualização do conteúdo e a segmentação adequada nas redes sociais foram fundamentais para aumentar a visibilidade e garantir o engajamento, que obteve 44 mil reações no Facebook e ampliação de 40% nos comentários, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A campanha também obteve ótima performance no YouTube, além do compartilhamento do vídeo no Twitter de forma orgânica.

A rentabilização da compra e o engajamento dos veículos resultaram em um alcance 76% superior ao volume planejado. Em relação à performance de vendas, tivemos um aumento expressivo na quantidade de boletos e crescimento da receita no período da ação.

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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

Assista aos filmes criados para a Frimesa

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O Boticário – Roteiro Insensato

Como relançar um sucesso de vendas de O Boticário para um público mais jovem de uma megacidade como São Paulo?

O Boticário decidiu relançar o Insensatez, antigo sucesso de vendas. A missão era impactar um grande número de pessoas nesta era de hiperconectividade. Fomos, então, estudar o comportamento dos jovens de São Paulo para entender quais seriam os melhores meios para levar a mensagem até eles, otimizando os investimentos.

Foi nessa etapa que identificamos uma característica comum à maioria: intensa movimentação desde a manhã até a noite, inquietude e desejo pelo novo. Foi assim que surgiu a estratégia de criar o Roteiro Insensato.

O Roteiro Insensato levou dicas de entretenimento fora do comum para os paulistanos. Fizemos uma parceria com o HuffPost Brasil, notório curador de tendências e novidades, para nos destacar entre as centenas de alternativas que esse público específico encontra.

A divulgação do Roteiro Insensato acompanhou a rotina dinâmica desse target. Por isso, a comunicação necessitou de ações pensadas em 360o.

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O Boticário – Viva Linda em Porto

Como ficar ainda mais perto do público feminino de Porto Alegre?

Antes de tudo, O Boticário e a OpusMúltipla precisavam saber mais sobre um público tão diferenciado, exigente e que tanto valoriza a cultura do seu povo e suas marcas. Primeiramente, fizemos uma pesquisa regional e descobrimos que a mulher gaúcha distinguia-se por ser:

  • tradicional em seus valores;
  • próxima e íntima em seus relacionamentos pessoais; – conectada em conhecimento e consumo;
  • exigente e desconfiada em relação às marcas.

Essas características impactam em suas escolhas por marcas de beleza. Ela prefere marcas com propostas de valor claras, genuínas e que tenham muito a ver com a sua vivência diária. Além disso, avaliam também
o custo-benefício no que se refere à inovação e à funcionalidade.

Para ficar ainda mais perto desse público, deixando clara a nossa proposta de valor da marca, era preciso ir além da divulgação de produtos ou de datas comemorativas. Tínhamos que falar de verdade com a gaúcha.

O PROJETO

OBJETIVOS

  • Ampliar a identificação da gaúcha com a proposta de valor do Boticário.
  • Romper a inércia da consumidora e chamar ainda mais a atenção para a marca.
  • Ampliar o conhecimento da linha de produtos.
  • Estimular o tráfego no PDV.
  • Incentivar a força de vendas visando a uma relação mais próxima e simpática com o consumidor.

O QUE FIZEMOS

  • aproximar;
  • relacionar;
  • surpreender.

Durante 6 meses, mais de 30 iniciativas transformaram o dia a dia das porto-alegrenses. Além de toda a mídia envolvida, foram realizadas ações de relacionamento e experiência nas estações de trem, nos parques e em táxis da cidade.

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Shopping Mueller – Quem Vive a Cidade, Vive aqui

Como fazer um shopping abraçar a cidade e ser abraçado por ela

Desde a sua inauguração, em 1983, o pioneiro Shopping Mueller mantém-se atual. Mesmo após a chegada de muitos concorrentes, permanece no topo da preferência dos curitibanos. É o mais querido da cidade, segundo pesquisas. Trazer esse sentimento do curitibano – de nascimento ou por opção – foi uma decisão que fez muito sentido para o Mueller como marca, já que é o shopping mais tradicional de Curitiba. A partir de 2013, o conceito de comunicação passou a ser “Minha cidade, meu shopping”. Desde então, a comunicação mostrou pontos históricos e turísticos de Curitiba. Uma homenagem à cidade que tão bem acolheu o Mueller. Para 2017, sentimos a necessidade de evoluir esse conceito e mostrar que o Mueller também é um desses pontos turísticos muito frequentados pela população e por aqueles que visitam nossa cidade. Um ponto de encontro para todos, onde namoros se tornam casamentos e inúmeros momentos são vividos todos os dias. Muitas histórias tiveram o Mueller como palco ou pano de fundo. Por todos esses motivos, pareceu-nos adequado assumir o que já era óbvio: quem vive a cidade de Curitiba, vive o Shopping Mueller. Dessa vez, decidimos mostrar quem está por trás de cada marco icônico da capital paranaense: nossos artistas mais queridos e suas obras viraram peças de campanha. Os murais de Poty Lazzarotto e Rogério Dias, as calçadas de petit-pavé, as floreiras circulares e os lambrequins passaram a interagir com os modelos em nossas campanhas de Mães, Namorados e Pais. A nova mensagem chegou à população por meio de spots de rádio, mídia exterior, MUB, sobrecapa na Revista Veja, anúncios de jornal, posts nas redes sociais, intervenções no site do Shopping Mueller e matérias na imprensa. E os resultados vieram. O aumento no volume de vendas superou os dois dígitos, mesmo em um período de crise, e a participação em nossas promoções aumentaram mais de 45%.

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Subway – Gauchômetro

Para comemorar os 10 anos da Subway no Rio Grande do Sul, fizemos mais que uma festa. Identificamos a oportunidade de estreitar a relação da marca com os gaúchos e ainda aumentar o ticket médio das lojas.

A marca Subway já era bastante conhecida no estado, sendo considerada uma opção gostosa de refeições rápidas, com produtos de qualidade. Mas a gente acreditava que podia ir além.

Desenvolvemos um Plano de Comunicação Integrada com quatro frentes de atuação, combinando uma plataforma digital com ativações, mídia e ações no ponto de venda. Todo mundo sabe do orgulho que os gaúchos têm por sua história e suas tradições. Por isso, decidimos começar a campanha em agosto, mês que antecede as comemorações da Semana Farroupilha. Assim, transformamos nossa campanha em uma grande homenagem ao povo gaudério.

Na internet, criamos um hotsite especial com um teste divertido: o gauchômetro. Utilizando o Facebook Connect, elaboramos um quiz com perguntas sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul para testar o nível gauchesco dos participantes. De acordo com a quantidade de acertos e o tempo de resposta, o nome era inserido em um ranking e os participantes eram contemplados com badges para serem compartilhados em suas timelines, com a respectiva classificação: Cuia de Ouro, Cuia de Prata ou Cuia de Bronze. Também eram presenteados com um voucher que dava direito a um sanduíche de 15 cm grátis na compra de um de 30 cm. Também era possível conferir a localização do restaurante mais próximo e até traçar o melhor caminho.

Ao chegarem às lojas, os consumidores eram recebidos pelos Artistas do Sanduíche, que vestiam lenço vermelho e botton comemorativo. A comunicação de ponto de venda incluía também papéis de bandeja com atividades interativas e wrap festivo para embrulhar o sanduíche, todos com o QR code impresso, que direcionava para o hotsite da campanha.

Com o objetivo de aumentar o ticket médio, lançamos uma promoção especial: na compra de um combo, nossos clientes ganhavam um vira-mate exclusivo da campanha, um utensílio que ajuda no preparo do chimarrão.

Para divulgar essa homenagem ao público gaudério, criamos uma ação divertida no metrô: acompanhado do mascote SubMan, um gaiteiro tocava músicas gauchescas enquanto a promotora entregava cupons promocionais. Quatro vagões também foram adesivados com sanduíches gigantes para despertar o apetite geral.

A mídia digital contou com publicações no Facebook, no Google e no portal da RBS. Além disso, tivemos veiculações nas principais rádios do estado e em mais de 850 telas digitais instaladas em ônibus e estações, com quase um milhão e meio de inserções.

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Semáforo do Idoso

Curitiba é referência em transporte urbano e educação no trânsito.
Ainda assim, registra números preocupantes de acidentes. A cada 10 mortes por atropelamento, 3 são de idosos.

Para ajudá-los no momento em que estão mais vulneráveis, a OpusMúltipla criou uma solução que extrapolou os limites da comunicação.

Os idosos e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção agora podem contar com a ajuda dos Semáforos do Idoso. Neles, um mecanismo aumenta o tempo de travessia nos cruzamentos mais críticos da cidade por meio de um sistema de reconhecimento dos cartões magnéticos usados no transporte público.

Ao encostar o cartão no equipamento instalado no semáforo, o tempo para atravessar é alterado de 12 para 18 segundos, o suficiente para garantir uma travessia com segurança. Ao todo, podem ser beneficiados mais de 160 mil idosos e 13 mil portadores de necessidades especiais cadastrados na URBS.

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Unimed Londrina – 5 motivos

Como bater metas de vendas de planos de saúde em épocas de baixa na economia?

 

Estudando os consumidores, percebemos uma quase unanimidade em relação à superioridade da Unimed. Numa investigação mais profunda, todavia, percebemos que as pessoas tinham dificuldade para identificar os motivos pelos quais a Unimed Londrina é superior aos seus concorrentes.

Sem ter certeza dos motivos que justificavam a Unimed custar mais, o risco de perder vendas e até mesmo clientes atuais era grande.

Para resolver esse desafio, desenvolvemos uma nova estratégia de comunicação para que
o consumidor compreendesse com clareza os motivos para ser ou manter-se um cliente Unimed Londrina. Nascia, assim, a campanha “Cinco Motivos”. Relacionamos os cinco principais diferenciais da Unimed em relação aos seus concorrentes e levamos a abordagem para toda a comunicação. Criamos novos materiais para impulsionar a campanha e evidenciar as razões de entregar sua saúde à Unimed.

O momento escolhido para lançar a nova temática foi durante a campanha promocional para pessoa física, que oferecia 20% de desconto nas seis primeiras mensalidades, o que passou a ser mais um atrativo.

Vários filmes que apresentavam os cinco motivos foram produzidos, além de uma estratégia robusta de mídia exterior, redes sociais, mídia online e ações dirigidas. Tudo isso fez a procura pelos planos da Unimed Londrina crescer cerca de 50% em relação a anos anteriores.

Assista aos filmes criados para a Unimed Londrina aqui

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