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O Boticário – Viva Linda em Porto

Como ficar ainda mais perto do público feminino de Porto Alegre?

Antes de tudo, O Boticário e a OpusMúltipla precisavam saber mais sobre um público tão diferenciado, exigente e que tanto valoriza a cultura do seu povo e suas marcas. Primeiramente, fizemos uma pesquisa regional e descobrimos que a mulher gaúcha distinguia-se por ser:

  • tradicional em seus valores;
  • próxima e íntima em seus relacionamentos pessoais; – conectada em conhecimento e consumo;
  • exigente e desconfiada em relação às marcas.

Essas características impactam em suas escolhas por marcas de beleza. Ela prefere marcas com propostas de valor claras, genuínas e que tenham muito a ver com a sua vivência diária. Além disso, avaliam também
o custo-benefício no que se refere à inovação e à funcionalidade.

Para ficar ainda mais perto desse público, deixando clara a nossa proposta de valor da marca, era preciso ir além da divulgação de produtos ou de datas comemorativas. Tínhamos que falar de verdade com a gaúcha.

O PROJETO

OBJETIVOS

  • Ampliar a identificação da gaúcha com a proposta de valor do Boticário.
  • Romper a inércia da consumidora e chamar ainda mais a atenção para a marca.
  • Ampliar o conhecimento da linha de produtos.
  • Estimular o tráfego no PDV.
  • Incentivar a força de vendas visando a uma relação mais próxima e simpática com o consumidor.

O QUE FIZEMOS

  • aproximar;
  • relacionar;
  • surpreender.

Durante 6 meses, mais de 30 iniciativas transformaram o dia a dia das porto-alegrenses. Além de toda a mídia envolvida, foram realizadas ações de relacionamento e experiência nas estações de trem, nos parques e em táxis da cidade.

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Portinari – Branding

Presente nos lares de todo o Brasil, a Portinari é uma das maiores do país no segmento de revestimentos cerâmicos e porcelanatos.

Apesar de sua tradição, a empresa tem o olhar voltado para as tendências, atributo que não era plenamente refletido em sua comunicação. Foi assim que ela chegou à Brainbox: com o desafio de criar um projeto de branding para a marca.

Após perceber que a arte era um elemento muito presente na Portinari, desde o seu nome, que é inspirado em um dos maiores artistas brasileiros, até o cuidado “artístico” com o qual sua equipe criava os produtos, a consultoria de design definiu o novo posicionamento e o conceito “ambientes com emoção”.

Da identidade visual, passando pela linguagem verbal até os showrooms, tudo foi pensado para trazer mais sensibilidade e envolvimento aos diversos pontos de contato da marca.
Imagens, textos e ambientes ganharam cores, formas e personalidade únicas. E a Portinari recebeu a tarefa de comunicar ao público o que sempre fez de melhor: colocar o coração em tudo o que faz, como um verdadeiro artista.

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Shopping Mueller – Quem Vive a Cidade, Vive aqui

Como fazer um shopping abraçar a cidade e ser abraçado por ela

Desde a sua inauguração, em 1983, o pioneiro Shopping Mueller mantém-se atual. Mesmo após a chegada de muitos concorrentes, permanece no topo da preferência dos curitibanos. É o mais querido da cidade, segundo pesquisas. Trazer esse sentimento do curitibano – de nascimento ou por opção – foi uma decisão que fez muito sentido para o Mueller como marca, já que é o shopping mais tradicional de Curitiba. A partir de 2013, o conceito de comunicação passou a ser “Minha cidade, meu shopping”. Desde então, a comunicação mostrou pontos históricos e turísticos de Curitiba. Uma homenagem à cidade que tão bem acolheu o Mueller. Para 2017, sentimos a necessidade de evoluir esse conceito e mostrar que o Mueller também é um desses pontos turísticos muito frequentados pela população e por aqueles que visitam nossa cidade. Um ponto de encontro para todos, onde namoros se tornam casamentos e inúmeros momentos são vividos todos os dias. Muitas histórias tiveram o Mueller como palco ou pano de fundo. Por todos esses motivos, pareceu-nos adequado assumir o que já era óbvio: quem vive a cidade de Curitiba, vive o Shopping Mueller. Dessa vez, decidimos mostrar quem está por trás de cada marco icônico da capital paranaense: nossos artistas mais queridos e suas obras viraram peças de campanha. Os murais de Poty Lazzarotto e Rogério Dias, as calçadas de petit-pavé, as floreiras circulares e os lambrequins passaram a interagir com os modelos em nossas campanhas de Mães, Namorados e Pais. A nova mensagem chegou à população por meio de spots de rádio, mídia exterior, MUB, sobrecapa na Revista Veja, anúncios de jornal, posts nas redes sociais, intervenções no site do Shopping Mueller e matérias na imprensa. E os resultados vieram. O aumento no volume de vendas superou os dois dígitos, mesmo em um período de crise, e a participação em nossas promoções aumentaram mais de 45%.

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Friminho

COMO GANHAR PARTICIPAÇÃO EM UM MERCADO COM MARCAS HISTÓRICAS E ESTABELECIDAS?

O QUE ENXERGAMOS:

A Frimesa é uma marca bastante conhecida por seus produtos lácteos. No entanto, percebemos a oportunidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados.

Em uma análise mais aprofundada, notamos que o segmento de produtos infantis não aproveitava todo o potencial do seu principal canal de contato da marca: as embalagens.

Após alguns estudos, constatamos que a reformulação das embalagens de toda a linha infantil seria o primeiro passo importante para a recuperação das vendas em um segmento de mercado altamente disputado.

O personagem que representava o Friminho, até então uma figura em forma de gota de leite, já não tinha mais aderência, nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação. Ficou claro que o redesenho das embalagens deveria começar pela criação de uma nova mascote.

O QUE FIZEMOS

Reunimos especialistas da OpusMúltipla, da Brainbox e da HouseCricket para elaborar um amplo projeto de comunicação integrada, com redefinição estratégica tanto de portfólio de produtos quanto de marca.

O trabalho começou pela criação do novo personagem: um carismático camaleão, que passaria a acompanhar todo o portfólio de produtos, composto por achocolatado, leite fermentado, petit suisse, iogurte, salsicha, mortadela, hambúrguer e empanados de frango.

As novas embalagens de Friminho ganharam energia e carisma, com formas e cores que despertam a atenção dos pequenos consumidores e aumentam a confiança e a percepção de qualidade da marca.

Com a utilização da tecnologia de realidade aumentada, pais e filhos podem agora apontar suas câmeras de celular para a embalagem e dar vida ao personagem, que os convida a participar de games divertidos e a acessar o portal da marca.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real. Por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g deram, literalmente, forma ao personagem, pois a modelagem do frasco reproduz a sua face.

O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, forração plástica, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one para folders.

A ação também invadiu a internet com o novo portal friminho.com.br, trazendo conteúdos exclusivos, como receitas, atividades, dicas e detalhes de todos os produtos da linha.

No portal, o grande diferencial é a customização. Ao se cadastrar, os pais informam quantos filhos têm, qual o gênero de cada um, a faixa etária e as suas preferências. O site, então, adapta o conteúdo conforme o perfil de cada família, com diversas atividades e brincadeiras, que trazem o personagem do mundo virtual para o cotidiano da criança.

O QUE ALCANÇAMOS:

O novo Friminho conquistou as crianças e os pais. As embalagens do achocolatado levaram mais de 16 mil pessoas a visualizarem o portal e a interagirem com os jogos online. Além do fortalecimento da marca, o trabalho integrado de comunicação está rendendo um excelente acréscimo às vendas.

APRESENTAÇÃO DO NOVO FRIMINHO

Já reparou como as coisas mudam o tempo todo? A cada momento, surge uma novidade em alimentação, um gadget novo, um jeito diferente de se relacionar com as pessoas.

E ninguém entende melhor desse contexto do que o Friminho. Esse carismático camaleão tem o poder extraordinário de assumir as cores e as texturas dos mais diversos alimentos. E, assim, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a serem iguais a ele: com alta capacidade de se adaptar a todas as situações que aparecem pelo caminho.

Friminho é aquele amigo que acompanha o crescimento dos pequenos. Afinal,a gente sabe que eles mudam muito ao longo dos anos: de gostos, de opiniões e até mesmo de tamanho. Então, nada como ter sempre por perto um especialista em mudança, que mostra para as crianças e para seus pais as últimas tendências em alimentos e brincadeiras, sempre levando em conta a fase da vida em que eles se encontram.
Como ele faz tudo isso? Bom, aí você vai ter que conhecê-lo melhor, porque ele não é nada convencional. Cheio de ideias e com um jeito “camalelouco” de se comunicar, Friminho vem para provar que não existe nada chato nem tedioso.

A VIDA É UMA GRANDE DESCOBERTA E SEMPRE TEM UM NOVO JEITO DE DEIXÁ-LA MAIS GOSTOSA.

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O Boticário – Redesenho Embalagens Capricho

Capricho é uma marca do Boticário que reflete os hábitos e comportamentos das adolescentes de todo o Brasil.

Por isso, a linha é renovada o tempo todo para melhor atender às expectativas da geração atual.

O novo visual dos produtos Capricho foi feito pela Brainbox que, depois de trocar muitas ideias com o público, chegou a uma solução que é a cara das jovens: cheia de personalidade e opinião.

As embalagens ganharam frases que empoderam as consumidoras e as incentivam a cuidar da sua beleza sem se preocupar com os padrões preestabelecidos. Com tipografia gestual, os textos parecem ter sido escritos pelas próprias adolescentes, dando um tom próximo e descontraído para a composição.

UMA SOLUÇÃO QUE É A CARA DAS JOVENS: CHEIA DE PERSONALIDADE E OPINIÃO.

As cores também foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência das jovens. Para completar, foram criadas ilustrações e ícones de acordo com as características de cada produto. Mais do que um projeto, as novas embalagens da linha Capricho fazem coro ao empoderamento feminino e mostram que a verdadeira beleza, em todas as idades, é se sentir bem consigo mesma.

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Subway – Gauchômetro

Para comemorar os 10 anos da Subway no Rio Grande do Sul, fizemos mais que uma festa. Identificamos a oportunidade de estreitar a relação da marca com os gaúchos e ainda aumentar o ticket médio das lojas.

A marca Subway já era bastante conhecida no estado, sendo considerada uma opção gostosa de refeições rápidas, com produtos de qualidade. Mas a gente acreditava que podia ir além.

Desenvolvemos um Plano de Comunicação Integrada com quatro frentes de atuação, combinando uma plataforma digital com ativações, mídia e ações no ponto de venda. Todo mundo sabe do orgulho que os gaúchos têm por sua história e suas tradições. Por isso, decidimos começar a campanha em agosto, mês que antecede as comemorações da Semana Farroupilha. Assim, transformamos nossa campanha em uma grande homenagem ao povo gaudério.

Na internet, criamos um hotsite especial com um teste divertido: o gauchômetro. Utilizando o Facebook Connect, elaboramos um quiz com perguntas sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul para testar o nível gauchesco dos participantes. De acordo com a quantidade de acertos e o tempo de resposta, o nome era inserido em um ranking e os participantes eram contemplados com badges para serem compartilhados em suas timelines, com a respectiva classificação: Cuia de Ouro, Cuia de Prata ou Cuia de Bronze. Também eram presenteados com um voucher que dava direito a um sanduíche de 15 cm grátis na compra de um de 30 cm. Também era possível conferir a localização do restaurante mais próximo e até traçar o melhor caminho.

Ao chegarem às lojas, os consumidores eram recebidos pelos Artistas do Sanduíche, que vestiam lenço vermelho e botton comemorativo. A comunicação de ponto de venda incluía também papéis de bandeja com atividades interativas e wrap festivo para embrulhar o sanduíche, todos com o QR code impresso, que direcionava para o hotsite da campanha.

Com o objetivo de aumentar o ticket médio, lançamos uma promoção especial: na compra de um combo, nossos clientes ganhavam um vira-mate exclusivo da campanha, um utensílio que ajuda no preparo do chimarrão.

Para divulgar essa homenagem ao público gaudério, criamos uma ação divertida no metrô: acompanhado do mascote SubMan, um gaiteiro tocava músicas gauchescas enquanto a promotora entregava cupons promocionais. Quatro vagões também foram adesivados com sanduíches gigantes para despertar o apetite geral.

A mídia digital contou com publicações no Facebook, no Google e no portal da RBS. Além disso, tivemos veiculações nas principais rádios do estado e em mais de 850 telas digitais instaladas em ônibus e estações, com quase um milhão e meio de inserções.

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Vitao – Branding e Packaging

Pioneira em alimentação saudável no Brasil, a Vitao Alimentos desejava rever seu posicionamento de marca e confiou à Brainbox esse desafio.

O conceito criado foi “seu corpo, sua casa”, que busca inspirar os consumidores a levarem a vida com mais equilíbrio e bem-estar. Essa ideia foi traduzida na forma de logotipo, com o redesenho da marca da empresa, de recursos visuais, com a escolha de imagens e grafismos que trazem a sensação de aconchego e sabor, e de textos, por meio de uma linguagem amigável e didática.

A consultoria de design também ficou responsável por criar as embalagens de 120 SKUs da marca, envolvendo-se nas decisões estratégicas, como a indicação de maquinários e substratos, e na parte tática, com a execução do visual e do conteúdo.

O resultado é uma marca mais leve e alto-astral, que reflete tudo aquilo que a Vitao almeja transmitir por meio dos seus produtos.

 

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Semáforo do Idoso

Curitiba é referência em transporte urbano e educação no trânsito.
Ainda assim, registra números preocupantes de acidentes. A cada 10 mortes por atropelamento, 3 são de idosos.

Para ajudá-los no momento em que estão mais vulneráveis, a OpusMúltipla criou uma solução que extrapolou os limites da comunicação.

Os idosos e portadores de necessidades especiais com dificuldades de locomoção agora podem contar com a ajuda dos Semáforos do Idoso. Neles, um mecanismo aumenta o tempo de travessia nos cruzamentos mais críticos da cidade por meio de um sistema de reconhecimento dos cartões magnéticos usados no transporte público.

Ao encostar o cartão no equipamento instalado no semáforo, o tempo para atravessar é alterado de 12 para 18 segundos, o suficiente para garantir uma travessia com segurança. Ao todo, podem ser beneficiados mais de 160 mil idosos e 13 mil portadores de necessidades especiais cadastrados na URBS.

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Asics – Gel Nimbus 20

Como dar relevância local a uma estratégia global?

O QUE ENXERGAMOS:

A ASICS é a marca preferida por corredores de alta performance em todo o mundo. Seu tênis icônico, o GEL- NIMBUS, sempre fez sucesso com esse público, porém, era pouco conhecido no Brasil pelos corredores iniciantes.

Com o lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, veio o desafio de posicioná-lo como o tênis ideal para todo tipo de corredores: dos praticantes de fim de semana, que necessitam de maior cuidado com seus pés, até os mais experientes.

O QUE FIZEMOS:

Nosso desafio era lançar o GEL-NIMBUSTM 20, democratizando o uso do tênis entre todos os corredores, independentemente da distância percorrida ou tempo do percurso, mantendo o alinhamento ao conceito mundial “A corrida está em todos nós”.

Criamos uma estratégia integrada para disseminar a ideia de que iniciantes deveriam correr já com o melhor tênis. E, preferencialmente, inspirar-se na trajetória de um ídolo mais experiente.

Mundo Digital

O hotsite foi o epicentro da campanha, onde o usuário encontrava informações, conteúdo e toda a história que referendava o GEL-NIMBUSTM 20 como o resultado de anos de evolução. Com navegação intuitiva, o usuário podia escolher qualquer edição do produto para conferir fotos e as principais características, com a possibilidade de compartilhar suas experiências.

Para aumentar o engajamento digital, foi criada uma websérie de quatro episódios, chamada “A corrida está em todos nós”. A ideia central foi mostrar que tanto um profissional quanto um aprendiz precisam de um tênis de qualidade e com tecnologia para a prática da corrida.

Os episódios foram lançados semanalmente, durante o período da campanha, e mostravam a trajetória do web influencer Otávio Albuquerque, o Tavião do canal “Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)”, uma pessoa comum que desejava começar a correr. O público acompanhou a evolução desse aprendiz, desde a sua primeira corrida até a sua participação no Treinão de Lançamento do GEL-NIMBUSTM 20, quando percorreu 5 km. Sempre auxiliado pelo experiente corredor Dr. Drauzio Varella e por uma preparadora técnica.

RELACIONAMENTO COM INFLUENCIADORES

Acreditamos que quem está entrando no mundo das corridas precisa começar com o pé direito. Por isso, 35 influenciadores ligados ao mundo da corrida e do esporte receberam uma mala-direta especial. Ao abrirem a caixa, encontravam apenas o pé direito do tênis e um convite para retirar o outro pé no evento de lançamento, no Parque Villa-Lobos, onde os influenciadores e 150 consumidores inscritos no hotsite puderam testar o GEL-NIMBUSTM 20 no treinão de 5 km, com a presença do Tavião e do Dr. Drauzio Varella. Foi o grande final da websérie, reverberada por todos os influenciadores convidados.

SOCIAL MEDIA

Nas redes sociais, levamos o GEL-NUMBUSTM 20 para os canais Facebook, TV Extender e

YouTube, a fim de proporcionar awareness para a campanha e alcançar as pessoas certas. E para criar atributos emocionais e relevância tanto para o core target quanto para corredores iniciantes, estabelecemos a parceria com o Spotify e o Bananas, criando playlists focadas em cada um dos perfis que seriam explorados na websérie, gerando o apelo contextual necessário.

ON-LINE

Na fase de sustentação, cruzamos as segmentações de interesse do público com remarketing das pessoas que assistiram à websérie para trabalhar formatos que explorassem os atributos do produto. Em parceria com a Netshoes, enviamos e-mails para consumidores com histórico de compra de produtos ASICS, apresentando as principais características do GEL-NIMBUSTM 20 para despertar o interesse desse público para conhecer o hotsite.

OFF-LINE

Além do meio digital, colocamos o GEL-NIMBUSTM 20 também nas revistas segmentadas, para apresentar de forma detalhada as características do produto para um público qualificado. Na Runner’s World, referência no segmento de corrida, veiculamos um formato diferenciado: uma cinta prateada, apresentando aos assinantes da revista o GEL-NUMBUSTM 20 Platinum. Já na VIP e na Vogue, revistas qualificadas de lifestyle, com total aderência ao target, apresentamos o modelo base do GEL-NIMBUSTM 20.

Tivemos ainda mídia bonificada no circuito digital do Shopping Iguatemi, onde apresentamos o GEL-NIMBUSTM 20 e convidamos o público a visitar a loja ASICS do shopping.

Fechando o circuito. O ponto de venda: foram positivadas 250 lojas, sendo 6 próprias, 25 especializadas e 219 lojas multimarcas de materiais esportivos.

Tivemos duas frentes diferentes: nas lojas próprias, o foco foi em GEL-NIMBUSTM 20 Platinum, a edição comemorativa do lançamento. Nas demais, focamos no GEL- NIMBUSTM 20 in line, a versão básica para ter capilaridade e presença em grandes redes, como Centauro e Paquetá, fundamentais para sustentar o conceito da campanha e gerar a conexão com o consumidor.

 

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Frimesa – Branding

A Frimesa é uma marca de laticínios e cortes suínos que começou, no interior do Paraná, em 1977. Desde então, a marca expandiu seu portfólio de 140 para 412 produtos e conquistou a confiança dos consumidores. Em 2017, a empresa completou 40 anos com uma realidade desafiadora: os seus produtos eram reconhecidos pela qualidade, mas a marca parecia antiquada para os consumidores. Havia a necessidade de modernização e, em paralelo, de uniformizar toda a sua comunicação.

NOVA POR MEIO DE PESQUISAS E ESTUDOS DE MARCA, FOI DESENVOLVIDA A LINGUAGEM VISUAL, VERBAL E SONORA DA FRIMESA.

Foi então que a Brainbox iniciou um trabalho completo de branding, renovando não apenas a identidade visual da Frimesa, mas também a forma como ela se comunica em PDV, embalagem, trade, mídias e feiras.

As mudanças foram registradas em um brand guide e efetivada em toda comunicação, deixando claro ao público que a marca está atenta às transformações.

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