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VIDEOCASE :: OAB ESA

A Senso criou estratégias personalizadas e consistentes para aumentar as vendas de cursos da ESA Nacional, o braço educacional da OAB.

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VIDEOCASE :: Frimesa

A Senso entrou em ação para ajudar a Frimesa a aumentar as vendas destinadas ao segmento de food service, aumentando as vendas para restaurantes, lanchonetes e cozinhas industriais.

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VIDEOCASE :: TECNOFIT

Como reposicionar um software SAS em um mercado altamente competitivo? Confira o manifesto da Brainbox para a TECNOFIT.

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VIDEOCASE :: Frimesa

Quer conhecer o trabalho da Brainbox? Vá ao supermercado!

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VIDEOCASE :: Cymco

Quer saber onde está a Brainbox? Vá às compras!

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VIDEOCASE :: FRIMESA

Na campanha criada para a Frimesa pela OpusMúltipla (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação), as estrelas são os próprios produtos da marca. Neste ano, a comunicação abusa das cenas de appetite appeal, da textura, cores e sabores dos alimentos. Mostra que a Frimesa além de oferecer produtos deliciosos do café da manhã ao jantar, tem muita qualidade e provoca com “Quem experimenta, recomenda”, Na TV, um clipe que desperta o apetite mostrando a linha de lácteos e de carnes e que vem acompanhado por um jingle exclusivamente composto para a Frimesa. Uma variação do clipe postado na internet apresenta uma letra diferente do jingle, brincando com o fato de que as imagens hipnotizam o telespectador e ninguém presta atenção na letra da música, já que todos estão distraídos com as cenas deliciosas que passam no vídeo. Os filmes podem ser conferidos em https://www.youtube.com/watch?v=rvjdC… e https://www.youtube.com/watch?v=vSNhh…

Na mídia exterior, embalagens dos produtos em tamanho gigante ganham as ruas em forma de outdoors e painéis especiais de grande impacto, assim como nos ônibus, onde belas imagens dos produtos são mostradas ao lado de títulos que aguçam o paladar de pedestres, passageiros e motoristas. E as redes sociais trazem formatos especialmente elaborados para aguçar os sentidos, fechando com a provocação; Quem experimenta, recomenda. A campanha conta ainda com patrocínio de TV, com vinhetas de dar água na boca. Além de jingles explorando os sentidos e o appetite appeal dos produtos que serão veiculados na rádio.

#Fernando & Sorocaba no time da Frimesa Para reforçar ainda mais esse conceito de Quem experimenta, recomenda, a HouseCricket (empresa do Grupo OM) aproxima o público do mix de produtos da marca com uma série de ações e ativações no ambiente Digital. As ações contam com influenciadores selecionados e com uma participação muito especial de Fernando & Sorocaba, parceiros de Lives e Promoções da Frimesa. 

Pra fechar o 360 das várias ações deste ano, a OpusMúltipla e a Frimesa programaram uma invasão aos PDVS com uma série de materiais de ativação e apoio às vendas.

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VIDEOCASE :: ÍTALO SUPERMERCADOS

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VIDEOCASE :: UNIMED LONDRINA

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CASES design

FRIMINHO – Como dar vida nova a uma linha de alimentos infantis?

Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados. Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens. Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas. O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra. Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?

O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças.

As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.

Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão. O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança. O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.

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Frimesa – Como fortalecer uma marca mudando hábitos de consumo?

O QUE ENXERGAMOS

Os anos 2016 e 2017 foram muito bons para o desempenho geral da Frimesa. Os esforços anteriores em comunicação conseguiram quebrar os antigos mitos sobre a carne suína, que era considerada gorda, pouco prática e que representava riscos à saúde. Foi um período no qual a cooperativa passou por uma completa reestruturação de identidade, pela renovação da própria marca e das dezenas de novas embalagens, que ficaram mais funcionais e modernas. A Frimesa conseguiu crescer em participação e ainda marcou presença na mídia com campanhas impactantes, lembradas e reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores.

Em 2018, a Frimesa voltou para a mídia com desafios ainda maiores e o objetivo de manter o ritmo de crescimento para preparar o terreno para o novo frigorífico, que em três anos irá triplicar a capacidade produtiva de suínos. Precisávamos aumentar o volume total de vendas da marca em 14,7%, com foco primário em carne suína, que responde por 70% de tudo o que é vendido pela Frimesa. Outro objetivo era aumentar a lembrança da marca em São Paulo, principal mercado brasileiro, associando o nome Frimesa à carne suína de qualidade.

O QUE FIZEMOS

Consideramos que, além de trabalhar a lembrança de marca, era preciso aumentar a presença da carne suína no dia a dia das pessoas que já gostam e fazem uso dessa proteína, e não tentar converter quem ainda não a consome. Para isso, em vez de ensinar novas receitas, passamos a mostrar pratos tradicionais, que as pessoas já sabem fazer, com a sugestão de apenas substituir a carne dessas receitas pelos cortes suínos.

Foi assim que nasceu o mote “Como não pensaram nisso antes?”, com a intenção de gerar no público o efeito “eureka”, ao notar como é simples revolucionar uma receita tradicional. Foram criados 5 filmes de 15 segundos, com situações cotidianas de uma família descobrindo que, com Carne Suína Frimesa, aquela receita que todo mundo já gosta fica ainda melhor.

Além de veiculação em TV no Paraná e em São Paulo, a nova campanha da Frimesa esteve na sobrecapa da Revista Veja, no rádio, na internet, em revistas, na mídia exterior, em materiais de PDV e ainda em rede nacional com merchandising no programa Hoje em Dia, da Record TV, ancorado por Ana Hickmann. Nas redes sociais, a Frimesa estimulou a substituição da carne nas receitas tradicionais, mostrando a praticidade dos 12 cortes suínos da marca. Ao mesmo tempo, blogueiros influenciadores convidavam seus seguidores a experimentar as receitas do dia a dia com carne suína. A estratégia de mídia online se baseou, principalmente, em frequência e segmentação, com mais força no Facebook, no Google e no CyberCook.

A área Comercial foi munida de broadside completo, que descrevia a estratégia da Frimesa para 2018, detalhando os esforços de comunicação e onde a marca estaria presente. Além disso, a cada mês, foi enviado um card de WhatsApp com a estratégia daquele período. Tudo para dar ainda mais argumentos a quem está frente a frente com os supermercadistas, negociando nossos produtos.

O QUE ALCANÇAMOS

Os resultados foram significativos. Os filmes da Frimesa estão entre os três que mais engajaram o consumidor brasileiro, em junho e julho de 2018, de acordo com a pesquisa realizada pela Forebrain para o Meio&Mensagem. Ao todo, foram avaliados 35 filmes publicitários nas categorias Atenção, Motivação e Memorização, e selecionadas as peças que causaram reações positivas no público. O impacto foi avaliado por meio da tecnologia EEG, que analisa as ondas cerebrais e monitora o movimento dos olhos (Eye-Tracking).

A ação #DesafioFrimesa, na qual influenciadores digitais postaram conteúdos fazendo a substituição da carne em receitas tradicionais por cortes suínos, gerou 1,5 milhão de impressões apenas no primeiro mês. Os anúncios dos influenciadores foram também uma forte ferramenta de awareness para a campanha.

Com todos os esforços realizados em 2018, conseguimos não só um ótimo crescimento nas vendas da linha de cortes suínos, como também colocamos a marca Frimesa na memória dos consumidores.

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