Categoria: Design
60 anos da Cocamar
A campanha de 60 anos da Cocamar foi criada pela OpusMúltipla e representa a força da cooperativa nº 1 do Brasil, graças ao pequeno produtor, que sempre confiou no poder da união.
Se o cooperado cresce, a cooperativa cresce. Há seis décadas, a Cocamar muda histórias.
Ficha técnica:
Agência: OpusMúltipla
VP de Criação: Renato Cavalher
Diretor de Criação: Alexandre Catarino
Redator: Alexandre Catarino
Diretor de Arte: Lucas Alves
RTV: Edson Perin
Atendimento: Christine Brum e Fernanda Populim
Mídia: Franciane Pedroso, Kauana Mendes e Wallace Bieberbach
Produtora: ZPixels Filme
Direção de Cena: Victor Torres de Mello
Produtora de Som: Toro
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VIDEOCASE :: TECNOFIT
Como reposicionar um software SAS em um mercado altamente competitivo? Confira o manifesto da Brainbox para a TECNOFIT.
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VIDEOCASE :: Frimesa
Quer conhecer o trabalho da Brainbox? Vá ao supermercado!
Nós unimos estratégias de branding e embalagem para fazer a magia acontecer no PDV e construir marcas fortes e potentes.
Saiba como fazemos isso na prática. Dê o play!
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VIDEOCASE :: Cymco
Quer saber onde está a Brainbox? Vá às compras!
Nós unimos estratégias de branding, visual merchandising e embalagem para fazer a magia acontecer no PDV, alavancar resultados B2B e B2C e construir marcas fortes em seus respectivos segmentos.
Saiba como fazemos isso na prática. Dê o play!
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FRIMINHO – Como dar vida nova a uma linha de alimentos infantis?
Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados. Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens. Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas. O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra. Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?
O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças.
As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.
Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos.
O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão. O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança. O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.
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O Boticário – O Maior Amigo Secreto do Mundo
Além de transmitir aos clientes do Clube Viva O Boticário o conceito da campanha de Natal de 2017, “A beleza de unir as pessoas”, a HouseCricket recebeu o desafio de incentivar o fluxo às lojasnas semanas que antecedem o Natal e estimular a conversão em presentes na data comemorativa mais importante do ano.
Pensando nisso, a solução foi transformar o grande clássico do Natal, o amigo-secreto, no maior amigo-secreto realizado por um programa de relacionamento. Na ação, foram convidados clientes do Clube para trocar presentes da marca entre si, aumentando o engajamento na plataformae a afinidade com o programa.
E O RESULTADO REVELOU UMA AÇÃO DE SUCESSO:
- O Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário aconteceu em praças específicas, e contou com mais de 140 mil participantes.
- A ação teve um ROI superior a 900%.
- Além disso, a ação evidenciou os benefícios e a exclusividade de fazer parte de um dos maiores programas de relacionamento do Brasil, uma vez que somente os membros do Clube puderam ter a experiência de participar do Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário.
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Unimed Londrina – Não caia no plano errado
Como proteger uma marca dos seus concorrentes de baixo custo?
O QUE ENXERGAMOS:
Em 2016, a Unimed Londrina era líder de mercado e crescia continuamente, investindo mais em comunicação institucional, focando em temas como vida saudável e bons hábitos. Mas, com a chegada da crise econômica, o comportamento do consumidor começou a mudar radicalmente. Ainda que o público-alvo da Unimed Londrina pertença a uma classe socioeconômica mais elevada, a crise afetou a todos. Isso, em conjunto com a crescente oferta de planos mais baratos da concorrência, tornou o mercado muito mais competitivo.
Com esse novo cenário em mente, diagnosticado em nossas reuniões de avaliação de comunicação, entendemos que estava na hora de colocar em prática uma nova abordagem de campanha, muito mais agressiva e alicerçada nos diferenciais que só a Unimed Londrina oferece. A intenção foi ajustar a rota, trazendo argumentos mais tangíveis para a comunicação da marca e deixando claro que nenhuma outra escolha poderia ser melhor.
O QUE FIZEMOS:
Em 2017, criamos um novo e divertido personagem para estrelar a campanha, um verdadeiro anti-herói, que representou os concorrentes: o vendedor do plano errado. Os frágeis argumentos de venda da concorrência ajudaram a destacar os cinco principais diferenciais da Unimed Londrina no mercado. O conceito “Não caia no plano errado” deu tão certo que, em 2018, foram lançados novos filmes com o personagem, que caiu no gosto do público.
Com bom humor e uma linguagem descontraída, a nova campanha conseguiu abranger todos os objetivos da empresa, desde a venda para pessoa física, passando pelas promoções, até o exigente público empresarial, sempre com a mesma estrutura narrativa: o vendedor da concorrência tentando convencer o consumidor, a todo custo, a optar pelo seu plano, enquanto é desafiado pelo cliente a apresentar vantagens que superem a Unimed Londrina. Além da TV, o conceito também funcionou muito bem no rádio, na mídia exterior, na internet, e até em ações especiais em shopping centers e nas campanhas de incentivo para a equipe de vendas.
O QUE ALCANÇAMOS:
A campanha foi um sucesso entre todos os públicos. Batemos todas as metas de vendas estipuladas para o período e posicionamos a Unimed Londrina como o plano certo para proteger famílias e empresas. Em pesquisa de recall, a campanha “Não caia no plano errado” bateu recorde de lembrança e compreensão da mensagem. E ainda se destacou nos festivais de criatividade, conquistando medalha de Prata no Festival do Clube de Criação do Paraná, com jurados do mundo todo, e a única medalha de Ouro concedida pelo Prêmio Colunistas Sul na categoria Filme.
LEMBRANÇA (RECALL) DA CAMPANHA PESSOA FÍSICA:
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Asics – Visual Merchandising
Todas as ações de trade da Asics Brasil são realizadas pela Brainbox.
Nesse percurso, além de desenvolver campanhas especiais e adaptar conceitos globais, o estúdio corre em conjunto com a agência de propaganda da marca para fortalecer sua imagem no varejo hard sell (sapatarias), em lojas próprias e multimarcas.
A atuação da Brainbox se estende desde desenvolvimento de produtos, mobiliário exclusivo e identidade gráfica à busca por fornecedores, produção e instalação dos materiais de PDV. Com isso, seus principais desafios são garantir a qualidade das peças e uma alta performance de execução, a fim de atender o ritmo frenético do varejo.
Entre tantos projetos realizados para o cliente, podem ser destacadas a campanha para o GEL-NIMBUS 18, que recebeu um índio de prata no Prêmio Popai Brasil 2016, e a ambientação da campanha The Art of Mixing, que transformou a loja Homegrown, no Rio de Janeiro, em uma galeria de arte, com a exposição dos quatro modelos exclusivos de calçados Onitsuka Tiger, criados por artistas brasileiros.
O SUCESSO DO PROJETO THE ART OF MIXING FOI TANTO QUE TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA A ADAPTAÇÃO DA CAMPANHA EM OUTROS PAÍSES.
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Tigre – Twitter
Um novo jeito de falar com o público mais jovem: estratégia de conteúdo e de canal para a comunicação da Tigre no Twitter.
A Tigre tem um histórico de campanhas memoráveis, que lançam bordões e envolvem o consumidor. Mas como aproveitar essa imagem já consolidada para gerar ainda mais engajamento no Twitter?
Com uma estratégia de conteúdo pautada no humor, tão característico da marca quanto da rede social, que fala diretamente com os jovens, um dos públicos mais representativos na plataforma.
Assim, foi adotada uma abordagem mais próxima e com tom ácido, que ajudou a aumentar o número de interações e a relevância da Tigre no canal. De um jeito fera, a marca se apropriou de memes e expressões comuns do Twitter, como gírias, abreviações e hashtags de apoio para dialogar com o usuário de maneira menos institucional e, sobretudo, divertida, engajadora e atraente.
Além da linguagem bem-humorada, a personalização também foi um pilar importante, conversando com cada usuário de forma única. Uma estratégia de monitoramento e de moderação ativa ajudou a marca a identificar oportunidades para gerar conversa e aumentar o alcance e o número de citações.
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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere
Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?
As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.
Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.
GRUPO OM EM AÇÃO
Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.
Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.
DO MUNDO PARA O BRASIL
Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.
Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.
Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.