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FRIMINHO – Como dar vida nova a uma linha de alimentos infantis?

Em 2016, a Frimesa sinalizou para a Brainbox a necessidade de ampliar as vendas da linha Friminho, principalmente no segmento de achocolatados. Ao avaliar a situação, notamos que a linha de produtos não aproveitava todo o potencial de seu principal canal de construção de marca: as embalagens. Conduzimos, então, pesquisas qualitativas com consumidores (crianças) e shoppers (mães), para entender a percepção do público sobre a marca. Identificamos pontos-chaves que contribuíram para a reformulação das embalagens dos produtos, um passo fundamental para a recuperação das vendas. O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças que, muitas vezes, o confundiam com o “Zé Gotinha”, personagem associado à vacinação infantil. As embalagens que, geralmente, ficam posicionadas em diferentes gôndolas do PDV, não possuíam uma identidade visual integrada para facilitar o reconhecimento da marca durante a jornada de compra. Como primeira resposta ao problema, criamos um novo personagem: um carismático camaleão que, presente em todo o portfólio de produtos, ensina as crianças a aproveitarem refeições variadas e a se adaptarem às mais diversas situações que aparecem pelo caminho. Afinal, já reparou como as coisas mudam o tempo todo?

O personagem que, até então, representava a marca Friminho não tinha mais aderência nem era bem visto pelas crianças.

As novas embalagens ganharam um projeto gráfico único e integrado e, com a energia e o carisma do novo personagem, despertam a atenção dos pequenos consumidores e ajudam a aumentar o sentimento de confiança e de qualidade em relação à Frimesa.

Utilizamos a tecnologia como forma de conexão com o público: todas as embalagens da linha têm um selo que, ao ser escaneado pela câmera do celular ou do tablet, apresenta o personagem em realidade aumentada e permite que o usuário participe de jogos, tire uma selfie com o Friminho ou acesse um portal com conteúdos exclusivos.

O lema do Friminho é fazer com que as crianças encontrem o equilíbrio entre o mundo virtual e o mundo real, por isso, as embalagens do leite fermentado de 75 g, literalmente, dão forma ao personagem, pois o molde do frasco reproduz a face do pequeno camaleão. O material de ponto de venda também foi completamente reformulado, contando com adesivo de vidro, wobbler, display de chão, plástico de forração, marcador de espaço e régua de gôndola com take-one e folder. Em menos de três meses, foram mais de 45 mil visualizações no aplicativo e diversas mensagens no SAC da empresa elogiando a mudança. O projeto de reposicionamento da linha e de suas embalagens conquistou rapidamente as crianças e os pais. Além disso, desde o início do projeto, quatro produtos foram reformulados e outros sete foram lançados, e o fortalecimento da marca alinhada à Frimesa está rendendo um acréscimo às vendas.

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Frimesa – Como fortalecer uma marca mudando hábitos de consumo?

O QUE ENXERGAMOS

Os anos 2016 e 2017 foram muito bons para o desempenho geral da Frimesa. Os esforços anteriores em comunicação conseguiram quebrar os antigos mitos sobre a carne suína, que era considerada gorda, pouco prática e que representava riscos à saúde. Foi um período no qual a cooperativa passou por uma completa reestruturação de identidade, pela renovação da própria marca e das dezenas de novas embalagens, que ficaram mais funcionais e modernas. A Frimesa conseguiu crescer em participação e ainda marcou presença na mídia com campanhas impactantes, lembradas e reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores.

Em 2018, a Frimesa voltou para a mídia com desafios ainda maiores e o objetivo de manter o ritmo de crescimento para preparar o terreno para o novo frigorífico, que em três anos irá triplicar a capacidade produtiva de suínos. Precisávamos aumentar o volume total de vendas da marca em 14,7%, com foco primário em carne suína, que responde por 70% de tudo o que é vendido pela Frimesa. Outro objetivo era aumentar a lembrança da marca em São Paulo, principal mercado brasileiro, associando o nome Frimesa à carne suína de qualidade.

O QUE FIZEMOS

Consideramos que, além de trabalhar a lembrança de marca, era preciso aumentar a presença da carne suína no dia a dia das pessoas que já gostam e fazem uso dessa proteína, e não tentar converter quem ainda não a consome. Para isso, em vez de ensinar novas receitas, passamos a mostrar pratos tradicionais, que as pessoas já sabem fazer, com a sugestão de apenas substituir a carne dessas receitas pelos cortes suínos.

Foi assim que nasceu o mote “Como não pensaram nisso antes?”, com a intenção de gerar no público o efeito “eureka”, ao notar como é simples revolucionar uma receita tradicional. Foram criados 5 filmes de 15 segundos, com situações cotidianas de uma família descobrindo que, com Carne Suína Frimesa, aquela receita que todo mundo já gosta fica ainda melhor.

Além de veiculação em TV no Paraná e em São Paulo, a nova campanha da Frimesa esteve na sobrecapa da Revista Veja, no rádio, na internet, em revistas, na mídia exterior, em materiais de PDV e ainda em rede nacional com merchandising no programa Hoje em Dia, da Record TV, ancorado por Ana Hickmann. Nas redes sociais, a Frimesa estimulou a substituição da carne nas receitas tradicionais, mostrando a praticidade dos 12 cortes suínos da marca. Ao mesmo tempo, blogueiros influenciadores convidavam seus seguidores a experimentar as receitas do dia a dia com carne suína. A estratégia de mídia online se baseou, principalmente, em frequência e segmentação, com mais força no Facebook, no Google e no CyberCook.

A área Comercial foi munida de broadside completo, que descrevia a estratégia da Frimesa para 2018, detalhando os esforços de comunicação e onde a marca estaria presente. Além disso, a cada mês, foi enviado um card de WhatsApp com a estratégia daquele período. Tudo para dar ainda mais argumentos a quem está frente a frente com os supermercadistas, negociando nossos produtos.

O QUE ALCANÇAMOS

Os resultados foram significativos. Os filmes da Frimesa estão entre os três que mais engajaram o consumidor brasileiro, em junho e julho de 2018, de acordo com a pesquisa realizada pela Forebrain para o Meio&Mensagem. Ao todo, foram avaliados 35 filmes publicitários nas categorias Atenção, Motivação e Memorização, e selecionadas as peças que causaram reações positivas no público. O impacto foi avaliado por meio da tecnologia EEG, que analisa as ondas cerebrais e monitora o movimento dos olhos (Eye-Tracking).

A ação #DesafioFrimesa, na qual influenciadores digitais postaram conteúdos fazendo a substituição da carne em receitas tradicionais por cortes suínos, gerou 1,5 milhão de impressões apenas no primeiro mês. Os anúncios dos influenciadores foram também uma forte ferramenta de awareness para a campanha.

Com todos os esforços realizados em 2018, conseguimos não só um ótimo crescimento nas vendas da linha de cortes suínos, como também colocamos a marca Frimesa na memória dos consumidores.

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O Boticário – O Maior Amigo Secreto do Mundo

 

Além de transmitir aos clientes do Clube Viva O Boticário o conceito da campanha de Natal de 2017, “A beleza de unir as pessoas”, a HouseCricket recebeu o desafio de incentivar o fluxo às lojasnas semanas que antecedem o Natal e estimular a conversão em presentes na data comemorativa mais importante do ano.

Pensando nisso, a solução foi transformar o grande clássico do Natal, o amigo-secreto, no maior amigo-secreto realizado por um programa de relacionamento. Na ação, foram convidados clientes do Clube para trocar presentes da marca entre si, aumentando o engajamento na plataformae a afinidade com o programa.

E O RESULTADO REVELOU UMA AÇÃO DE SUCESSO:

  • O Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário aconteceu em praças específicas, e contou com mais de 140 mil participantes.
  • A ação teve um ROI superior a 900%.
  • Além disso, a ação evidenciou os benefícios e a exclusividade de fazer parte de um dos maiores programas de relacionamento do Brasil, uma vez que somente os membros do Clube puderam ter a experiência de participar do Maior Amigo-secreto do Clube Viva O Boticário.

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Revista Tag Nissei

Apoiada no conceito de que toda empresa é uma empresa de mídia, a Tailor Media Content & Ad Networks desenvolveu, e agora apresenta,  seu mais recente trabalho, a revista TAG Nissei.

A publicação traz conteúdo customizado para Nissei Store, uma das maiores lojas de eletrônicos de Cidade Del Este, no Paraguai, que atende, em sua grande maioria, consumidores brasileiros.

Mais do que comercializar os melhores produtos eletrônicos, como TVs, computadores, smartwatches, videogames e drones de última geração, a Nissei Store é uma grande consultoria sobre o que existe de melhor e mais moderno em tecnologia.

Com todo esse conhecimento, nada melhor que utilizar a sua revista customizada para distribuir aos consumidores o que há de mais inovador entre grandes players da indústria, como Apple, Sony, Samsung, Nikon, Canon, Blu, Nintendo, entre outros.

Para a revista criada pela Tailor Media, foi desenvolvido um novo projeto gráfico que sai do ambiente de catálogo e passa a destacar reportagens especiais associadas aos produtos, assim como um projeto editorial que conecta a tecnologia ao cotidiano das pessoas, engajando os consumidores e levando à conquista de market share.

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Unimed Londrina – Não caia no plano errado

Como proteger uma marca dos seus concorrentes de baixo custo?

O QUE ENXERGAMOS:

Em 2016, a Unimed Londrina era líder de mercado e crescia continuamente, investindo mais em comunicação institucional, focando em temas como vida saudável e bons hábitos. Mas, com a chegada da crise econômica, o comportamento do consumidor começou a mudar radicalmente. Ainda que o público-alvo da Unimed Londrina pertença a uma classe socioeconômica mais elevada, a crise afetou a todos. Isso, em conjunto com a crescente oferta de planos mais baratos da concorrência, tornou o mercado muito mais competitivo.

Com esse novo cenário em mente, diagnosticado em nossas reuniões de avaliação de comunicação, entendemos que estava na hora de colocar em prática uma nova abordagem de campanha, muito mais agressiva e alicerçada nos diferenciais que só a Unimed Londrina oferece. A intenção foi ajustar a rota, trazendo argumentos mais tangíveis para a comunicação da marca e deixando claro que nenhuma outra escolha poderia ser melhor.

O QUE FIZEMOS:

Em 2017, criamos um novo e divertido personagem para estrelar a campanha, um verdadeiro anti-herói, que representou os concorrentes: o vendedor do plano errado. Os frágeis argumentos de venda da concorrência ajudaram a destacar os cinco principais diferenciais da Unimed Londrina no mercado. O conceito “Não caia no plano errado” deu tão certo que, em 2018, foram lançados novos filmes com o personagem, que caiu no gosto do público.

Com bom humor e uma linguagem descontraída, a nova campanha conseguiu abranger todos os objetivos da empresa, desde a venda para pessoa física, passando pelas promoções, até o exigente público empresarial, sempre com a mesma estrutura narrativa: o vendedor da concorrência tentando convencer o consumidor, a todo custo, a optar pelo seu plano, enquanto é desafiado pelo cliente a apresentar vantagens que superem a Unimed Londrina. Além da TV, o conceito também funcionou muito bem no rádio, na mídia exterior, na internet, e até em ações especiais em shopping centers e nas campanhas de incentivo para a equipe de vendas.

Confira os filmes

O QUE ALCANÇAMOS:

A campanha foi um sucesso entre todos os públicos. Batemos todas as metas de vendas estipuladas para o período e posicionamos a Unimed Londrina como o plano certo para proteger famílias e empresas. Em pesquisa de recall, a campanha “Não caia no plano errado” bateu recorde de lembrança e compreensão da mensagem. E ainda se destacou nos festivais de criatividade, conquistando medalha de Prata no Festival do Clube de Criação do Paraná, com jurados do mundo todo, e a única medalha de Ouro concedida pelo Prêmio Colunistas Sul na categoria Filme.

LEMBRANÇA (RECALL) DA CAMPANHA PESSOA FÍSICA:

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O Boticário – A Beleza de Ser Gaúcho

Como fazer O Boticário virar uma marca gaúcha de coração?

O QUE ENXERGAMOS:

A Semana Farroupilha é uma oportunidade especial para as marcas se aproximarem do consumidor gaúcho, mas também oferece algumas armadilhas. Muitas marcas de fora do Rio Grande do Sul já erraram o tom da comunicação e foram consideradas intrusas durante essa manifestação popular tão importante para o estado. Para vencer essa barreira, O Boticário, que nasceu no Paraná, teria que fazer uma homenagem verdadeira e mostrar que a marca compreende a importância da Semana Farroupilha, traduzindo de forma única a alegria de quem sente orgulho de suas tradições.

O QUE FIZEMOS:

Buscamos interligar o discurso atual do Boticário, de que “a beleza não é só o que você vê, mas aquilo que você sente”, com o sentimento mais autêntico dos gaúchos, que vai além dos trajes e costumes. Assim, chegamos ao conceito que norteou todas as ações da marca durante o período da Semana Farroupilha: a beleza de ser gaúcho.

A campanha homenageou tanto os “gaúchos de chão”, nascidos no Rio Grande do Sul, quanto os descendentes que, embora não tenham nascido no estado, foram criados dentro das tradições e se consideram “gaúchos de coração”. Um vídeo de 4 minutos na internet, com redução de 60 segundos para a TV, mostrou as mais belas paisagens do estado e trouxe depoimentos sobre a beleza de ser gaúcho, tudo embalado por uma música regionalista, composta especialmente para que O Boticário prestasse a sua homenagem. Em paralelo, realizamos ainda uma ação “compre e ganhe”, na qual as compras acima de R$ 230,00 eram recompensadas com uma mateira customizada.

A estratégia de mídia trabalhou em quatro frentes: alcance/visibilidade, encantamento, engajamento e conversão. Para atingir o alcance necessário, utilizamos meios de grande cobertura, com vídeos nas redes sociais, nos principais sites de notícia e na TV aberta. A música que embala o vídeo foi amplamente distribuída nas principais emissoras de rádio de Porto Alegre. Para encantar o público formador de opinião, também foram utilizadas assessoria de imprensa para influenciadores locais e comunicação especial em primeira mão para o Clube Viva O Boticário. Para ampliar o engajamento, utilizamos os comunicadores locais do SBT, que falaram ao vivo sobre o significado da beleza de ser gaúcho, convidando o público a se manifestar sobre o tema nas redes sociais.

A promoção da mateira também recebeu um esforço de mídia em redes sociais, por meio de geolocalização, e também em portais regionais de grande alcance.

O QUE ALCANÇAMOS:

Com mais de 36 milhões de impressões e ultrapassando os 2 milhões de views, a campanha gerou awareness e impulsionou o engajamento do vídeo, que também foi conquistado organicamente no decorrer da campanha (45% de mídia e 55% orgânico).

A contextualização do conteúdo e a segmentação adequada nas redes sociais foram fundamentais para aumentar a visibilidade e garantir o engajamento, que obteve 44 mil reações no Facebook e ampliação de 40% nos comentários, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A campanha também obteve ótima performance no YouTube, além do compartilhamento do vídeo no Twitter de forma orgânica.

A rentabilização da compra e o engajamento dos veículos resultaram em um alcance 76% superior ao volume planejado. Em relação à performance de vendas, tivemos um aumento expressivo na quantidade de boletos e crescimento da receita no período da ação.

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Lançamento Print Premium

O Print Premium foi lançado como uma iniciativa para gerar impacto no jornalismo impresso. O serviço oferece a cobertura que toda marca e agência de publicidade precisam para os seus clientes, simplifificando a negociação e a reserva do espaço. A nova plataforma possibilita o alcance de mais de 7 milhões de consumidores altamente qualifificados e milhares de formadores de opinião de uma só vez.

O Print Premium reúne os 50 principais jornais impressos do Brasil auditados pelo IVC, a negociação é feita com apenas um interlocutor e a veiculação acontece no primeiro caderno de 50 jornais no mesmo dia. A audiência da rede é de 7 milhões de pessoas que, juntas, movimentam 70% do PIB do país.

A rede é inspirada no modelo de negócio de sucesso do Digital Premium, plataforma de ad network digital também operada pela Tailor Media.

 

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Lançamento RÁDIOAD Brasil

O mercado de comunicação passa por uma profunda e inegável transformação. Com isso, as rádios se veem com uma necessidade vital de preservar e ampliar suas participações no mercado publicitário. Momentos assim demandam parcerias que ajudem a buscar – ou mesmo aumentar – as desejadas verbas publicitárias nacionais, sejam públicas ou privadas.

Pensando nesta demanda colaborativa, lançamos a RÁDIOAD, um sistema de distribuição de mídia integrada para emissoras de rádio. A iniciativa é uma parceria da Agência Radioweb, a maior agência de notícias para rádios do Brasil, e a Tailor Media, a maior empresa especializada em monetização de mídia para seus clientes.

A RÁDIOAD entrega facilidade para os anunciantes, pois terão ao seu dispor a maior rede de rádios independentes do Brasil, com o maior número de ouvintes, sem a dificuldade de negociação rádio a rádio que esse alcance exigiria.

As agências de publicidade terão um processo simplificado de contratação. Basta emitir um único PI (Pedido de Inserção) para autorizar centenas de emissoras. Com isso, o faturamento das rádios cresce, atraindo mais receita e alcançando anunciantes que dificilmente teriam acesso.

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Frimesa – A Carne que o Mundo Prefere

Como lançar uma campanha para revolucionar o mercado de carne suína no Brasil?

As quatro empresas do Grupo OM somaram conhecimentos neste job: uma campanha para divulgar a carne mais consumida do mundo e que contornasse a clássica desconfiança do brasileiro em relação à carne suína. Um grande desafio tanto para a Frimesa – marca tradicional e com 40 anos de história – quanto para as empresas OpusMúltipla, Brainbox Branding 360, HouseCricket e Tailor Media, que integraram suas especialidades para realizar uma comunicação crossmedia em nível nacional.

Segundo o U.S. Department of Agriculture (Departamento de Agricultura dos EUA), a carne suína é a proteína número 1 em consumo no planeta. No Brasil, ela figura em quarto lugar. A Frimesa é reconhecida pela sua trajetória de qualidade, com mais de 400 produtos disponíveis no mercado. E mesmo com sua imagem fortemente ligada aos derivados de leite, a carne suína aparece como líder em vendas no seu mix.

GRUPO OM EM AÇÃO

Desde o início, os profissionais do Grupo OM trabalharam em conjunto, traçando o diagnóstico e a estratégia de ação. No planejamento, as atividades foram interligadas e todos se comunicaram realizando uma troca rica e eficaz de informações.

Mais do que desmitificar o consumo da carne suína, a campanha posicionou a Frimesa como uma das maiores especialistas no Brasil, convidando o público a experimentar a sua nova linha de cortes suínos.

DO MUNDO PARA O BRASIL

Estar no topo do ranking do consumo mundial foi a inspiração para a campanha desenvolvida pela Brainbox, que apresentou a proteína suína como A Carne que o Mundo Prefere.

Todo o conceito se estendeu para o Trade, com a criação de materiais de ponto de venda, reformulação do projeto gráfico das embalagens e, por fim, a renovação da marca Frimesa. A nova marca, mais leve, moderna e amigável, foi associada a uma campanha que quebra um paradigma sensível ao brasileiro: o consumo da carne suína. A novidade passou a confiança e a segurança necessárias para que o público entendesse que consumir a Carne Suína Frimesa é poder contar com produtos que seguem padrões internacionais de qualidade.

Parte integrante do trabalho, o portal acarnequeomundoprefere.com.br foi responsabilidade da HouseCricket. Ele reúne dicas de nutrição, descrição dos produtos, receitas, segurança nutricional, curiosidades e um link com mitos e verdades. Com as informações e conteúdos exclusivos, produzidos em parceria com a Tailor Media, o passo seguinte era atrair o público. Uma consistente campanha nas mídias sociais culminou no engajamento e na convergência ao portal, gerando acessos de todas as regiões do Brasil.

INOVAÇÃO NAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS

Era hora de apresentar a campanha ao grande público e estimulá-lo a conhecer o novo momento da Frimesa. Entra em ação a OpusMúltipla, para massificar a mensagem com inserções de mídia on e offline. Na televisão, um filme foi produzido com três diferentes finais, mostrando de maneira bem-humorada o alto consumo da carne suína pelo mundo, em lugares como Japão, China e Escandinávia. Nossa mensagem também tomou conta de rádios, revistas, internet e painéis em várias cidades – um esforço conjunto que atingiu uma cobertura de mais de 80% do público-alvo.

Essa campanha revolucionou o mercado de carne suína no Brasil ao despertar o interesse pelo seu consumo. Segundo a diretora de Estratégia Digital da HouseCricket, mais do que os números, a satisfação foi ver as pessoas interagindo nos canais de comunicação da Frimesa.

A integração das diversas ferramentas de comunicação, somada à especialização, visão 360° e criatividade das empresas do Grupo OM, garantiu a assertividade da campanha.

Assista aos filmes criados para a Frimesa

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Recco – Revista Recco Magazine

A Recco Magazine é a publicação semestral da marca de lingerie. A revista circula há oito anos em cinco estados brasileiros e é dirigida ao público proprietário da Recco, composto por consumidoras, representantes e lojistas. Desde 2015, a Tailor Media Content & Ad Networks é responsável pela produção de conteúdo de cada nova edição.

Com projeto gráfico e editorial voltado para o engajamento de seus leitores – mulheres das classes A e B –, a Recco Magazine traz conteúdos exclusivos apresentando as últimas tendências nacionais e internacionais. A publicacão reúne temas que traduzem o lifestyle do consumidor da marca: moda, beleza, gastronomia, viagens, comportamento, cultura, entretenimento e entrevistas. A cada edição, a Tailor Media produz um editorial de moda que apresenta a coleção da Recco.

Revistas customizadas também abrem oportunidades de comercialização de espaços de anúncios, o que agrega valor à publicação e constrói a imagem da marca. A Tailor Media desenvolveu também uma estratégia comercial, prospectando anunciantes e comercializando espaços publicitários.

Além da versão impressa, a agência é responsável pela versão digital da revista, adaptada para web e mobile (smartphones e tablets, iOS e Android), assim como a produção de conteúdos extras e leitura interativa. Tudo para reforçar a experiência do usuário com a publicação no dia a dia e aproximar os leitores da marca.

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